-
Arquitetos: Pool Leber Architekten
- Área: 587 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: Petersen, Zementwerkstatt Ingo Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa U é uma residência unifamiliar localizada na área residencial de Gräfelfing, nos arredores de Munique. A casa tem uma planta triangular, com a fachada sul, a mais comprida, voltada para o jardim. Nesta face, a casa é aberta em direção ao espaçoso jardim com uma piscina. As duas outras testadas, incluindo o acesso, seguem a geometria do terreno. O edifício foi concebido como um bloco sólido, com três grandes aberturas e um espaço com pé direito duplo no interior voltado para o quintal.
No interior da casa, o triângulo torna-se um L com os quartos dispostos em dois pavimentos ao longo das fachadas mais reservadas do norte e das ruas em torno do pé direito duplo. A sala de estar ocupa a área central, rebaixada para configurar um vazio que se estende até um terraço inferior, unificando assim o interior com o espaço externo. Três aberturas de altura total são esculpidas fora da massa de tijolos sendo envidraçadas quase sem elementos de caixilho.
Em contraste com estes espaços sociais, a biblioteca é um ambiente íntimo que compartilha uma lareira com a sala adjacente. No pavimento superior, uma galeria permite não apenas a conexão com os quartos e o estúdio, mas também abraça o volume de pé direito duplo e leva a um terraço ao ar livre que fica exatamente entre o vazio central e o jardim, completando um percurso circular em torno do primeiro pavimento. Neste nível, os três vértices do triângulo são ocupados por quartos — um para cada criança e uma suíte principal — e delimitados por distintas e grandes janelas com caixilhos pretos: os "olhos" do edifício.
O volume é revestido com tijolos de cor cinza no formato estreito "Flensburg". Faixas decorativas com tijolos recuados alternadamente percorrem a fachada, unindo o volume e ressaltando a natureza maciça, quase castelhana, do edifício. O tijolo perfurado cobre as janelas do lado da rua, dando privacidade a estes cômodos enquanto permite um revestimento mais fechado e uniforme nestas laterais.
Ao mesmo tempo, os vazios são usados para delimitar os acessos. O espaço de pé direito duplo é espelhado na adega: uma área central de lazer rebaixada delimitada por uma circulação triangular, o ambiente é pontuado com colunas maciças de concreto triangulares que conduzem aos espaços para hóspedes, esporte e depósito. Todo o volume tem um forte caráter escultural: galerias, terraços e átrios moldam o espaço, esculpindo elementos, abrindo passagens, funções de intertravamento, ofuscando os limites entre o interior e o exterior e mantendo a unidade da massa intocada.